Site

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Não Apagueis o Espirito Santo

Não apagueis o Espírito - 1Ts 5:19

Esse é um dos mais importantes mandamentos das cartas de Paulo.
A ordem de Paulo está no meio de um contexto muito rico.
Penso que o o contexto se inicia no versículo 9:
porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.

Paulo estabelece a base da nossa existência que é alcançar a Salvação.
Parece-me que a Salvação dita nesse texto nao se refere a uma situação do futuro, mas uma maneira de viver que vai trazer salvação em cada canto de minha vida, ou seja, devo viver de tal maneira que vou desenvolvendo a salvação que já me foi dada por Cristo na sua morte e ressurreição.
Oo versículos seguintes trazem uma série de mandamentos que vão tornar a salvação algo que permeará toda área de minha vida, dizendo de outra maneira, o Espírito Santo vai brilhar em cada cantinho de meu espírito, minha alma e corpo, dessa forma Ele, o Espírito Santo estará sempre aceso em mim, eu não o apagarei.

A forma de eu o manter aceso é andar, com a ajuda dele, é claro, nos mandamentos que Paulo traz nos versos que estão antes e depois do versículo 19.
Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.
 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Não apagar o Espírito fala de:
consolar uns aos outros
edificar uns aos outros
acatar com apreço aos que presidem sobre nós
viver em paz uns com os outros
admoestar aos desordeiros,
Sustentar os fracos
consolar os desanimados
Ter paciência com todos
não retribuir mal com mal
seguir sempre o bem
regozijar sempre
orar sem cessar
dar graças em tudo,

enfim a obra que o Espirito Santo faz em nós é com a nossa participação. Nós decidimos andar dessa forma e ele nos ajuda, nos capacita. OU seja, a decisão é nossa, a força é Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário