Site

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Viver na Fé de Jesus - Síntique Nobre Santos

A falta de fé nos priva de viver tantas coisas! É uma pena, realmente uma tristeza não ter fé! Claro que é possível dizer isso com facilidade quando nos encontramos já no final da travessia da ponte vendo quem está no meio dela ou no início do trajeto.
Julgamos ridículo o medo dos principiantes, a ponte nem é tão alta, as águas não são tão agitadas e no fim do percurso podemos perceber a mão de Deus em cada parte do caminho.
Quando se trata dos nossos filhos até ficamos magoados quando eles não confiam em nós e nas nossas propostas. Dizemos o rumo a ser tomado e eles simplesmente nos olham com aquele olhar de quem gostaria de acreditar, mas lá no fundo não há fé, não há confiança suficiente. Nem o amor demonstrado a vida toda, nem toda a alimentação provida, a roupa, a educação, as noites mal dormidas, os abraços, as confidências, nenhuma atitude faz nenhum filho acreditar completamente em seu pai.
Se fosse assim, tudo o que Deus faz, que é incomparavelmente mais do que o que fazemos por nossos filhos, nos levaria a ter uma fé inabalável nele. E Jesus não precisaria teria nos dito imperativamente: Tende a fé de Deus.
A fé não é algo místico, ela é a simples capacidade de esperar por algo que ainda não existe no tempo dentro deste espaço. Para os que vislumbram a eternidade, que sabem que o tempo é algo que foi estabelecido para ajudar a vida neste mundo, a fé é a percepção do que já existe em outra esfera, mas ainda não se manifestou. Não ser visível não torna o fato inexistente. O eterno nem sempre é hoje ou ontem ou amanhã, ele simplesmente é. Para isto é necessário ter fé. 
É necessário ver o eterno, ver a verdade por trás do tempo, como Jesus sempre vê. Mandar tirar vinho da água. Jogar redes onde há peixe. Dizer a Lázaro “Sai pra fora” porque ele está vivo. Dizer ao povo pra comer o muito pão e peixe, aliás, há sobra deles. Trazer visão do natural pra quem já o via com o coração. E a Sua máxima, estar mais vivo que nunca depois de estar morto!!!
A fé não é um sentimento ela é um poder de decisão vindo de uma dimensão que transcende o tempo. A fé não é humana, não é terrestre, mas transforma o homem e movimenta a terra. A fé nasce no Eterno, é eterna, tem objetivo eterno, enxerga o eterno, existe e subsiste no eterno. A fé é uma característica do Criador implantada na criatura para sua sobrevivência básica. A busca primaria por Deus dentro de cada ser humano, a esperança de que existe alguém maior no universo, a ética, a consciência, ou seja qual for o nome que tem sido dado a esta procura,  já é a fé de Deus em nós.
Há uma fé natural, instintiva, que nos mantem vivos; uma fé cognitiva, baseada no que experimentamos ou no vemos o outro experimentar e uma fé que nos leva a ver além do impulso pela vida, nos leva a andar no que nunca experimentamos ou do cientificamente comprovado: A fé de Deus, A fé do Eterno.
Esta última nos leva a descobrir o concreto que está oculto nesta nossa vida abstrata e sem sentido. Faz-nos avistar o mesmo que Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque e outros. Permite-nos entender a vida atemporal, o valor real do ser e do ter. Ela nos explica quem somos e pra que somos.
A fé do Eterno é plantada dentro de nós pelo Filho do Homem. Tenho a sensação dentro de mim que ela é o próprio Cristo. Sem ela é impossível agradar a Deus, porque quem se aproxima dele precisa ter dentro de si a confiança de que ele existe, o poder de decidir esperar dele a recompensa pela proximidade.
 Não há vida eterna sem fé, por que a vida eterna é esta: que conheçam a Jesus Cristo, a Porta e o Caminho para o Eterno.
Ter fé não é questão de vontade, de humor, de temperatura ambiente, de espiritualidade, de religião, de situação financeira, de nível de escolaridade é questão de lugar no espaço e tempo que eu decido viver. Sou eterno ou não? Creio ou não?
Ter fé não tem relação nenhuma com o meu tamanho, com a minha capacidade, com a quantidade de inteligência que eu possuo e com a facilidade que eu tenho para entender física nuclear. A fé vem quando eu paro para ouvir. Não para ouvir qualquer coisa, mas para ouvir a voz de quem me enche de fé, ouvir por quem planta a fé. Todos os dias nós ouvimos, em nossos corações a voz do Espírito Santo, talvez a princípio, como não conhecemos muito bem a sua voz, ela pareça baixinha. Ele é quem nos guia à Verdade, ao Verbo, à Palavra. Ouvindo pela Palavra recebemos fé.
Jesus é a Palavra, Ele é quem nos faz ter fé. Ele nos ensina a viver em fé. Ele é a razão da fé. Olhando pra Ele descobrimos quem somos e pra que somos. Nele existimos e pra Ele vivemos. Nossa fé nele faz com todo o resto perca a cor e o brilho. O resultado da fé é que a vida aqui torna-se um maravilhoso trampolim para uma pátria que vemos e saudamos. E quando a fé parece faltar, a ordem ecoa em nosso coração: Tende a fé de Deus. A voz doce que gera e sustenta a fé. A voz do autor e consumador da fé!

SqNobre
Junho/2015


PS.: Considero, nestes últimos anos, que minhas resoluções baseadas naquilo que vejo, pela fé, fé na Bíblia, fé no amor de Deus, fé no concreto e real dito pelo Espírito Santo, tem me trazido resultados espantosamente gratificantes (na verdade não sei porque o espanto...) Sem lantejoulas, sem firulas, sem fogos de artifício; Fé. Fé nas ordens de Jesus, elas geram vida! Todo mandamento ou ordem de Jesus gerou vida, eternidade, graça! No Reino de Deus a Fé atinge sua amplitude! Fim da luta pela sobrevivência natural, integridade emocional e vida eterna espiritual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário